top of page

Programa

2.jpeg

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite pretende, no ano letivo 2023’2024 e subsequentes, implementar, como medida de promoção do sucesso escolar, em novos ciclos de estudo (5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade), um Programa de Mentoria (PM), à semelhança do que já vem sendo realizado com os alunos que frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna.
Assim, entre outras valências, o AESL almeja, através deste programa, garantir, numa primeira instância, uma maior tranquilidade e segurança no processo de transição entre ciclos de estudos, procurando estabelecer mecanismos de integração relativamente aos espaços envolventes, aos diferentes serviços e à própria dinâmica educativa (no caso do 2.º ciclo, a passagem da monodocência para a pluridocência), aproximando, desta feita, alunos-mentores e mentorandos. Do mesmo modo, pretende-se incentivar o envolvimento dos novos alunos nas atividades educativas e em projetos escolares, fortalecer o seu bem-estar e acompanhar a sua adaptação às expectativas académicas e sociais.
A mentoria em contexto escolar prevê, assim, a criação de uma relação entre pares, constituindo uma intervenção promotora do desenvolvimento das crianças e jovens em áreas associadas à aprendizagem, bem como da autoconfiança, da resiliência, da exploração dos interesses académicos e vocacionais e de métodos de estudo ao encontro das competências patentes no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Se, por um lado, o PM do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite pressupõe o estabelecimento de uma relação de apoio entre alunos posicionados em patamares académicos inferiores e outros jovens que desempenharão um papel de modelo positivo, num contexto fora da sala de aula, isto é, através de um Programa de Mentoria interturmas; por outro lado, prevê o estabelecimento de relações de mentoria intraturmas, iniciando-se este processo, neste ano letivo, com os 5.º anos de escolaridade.
Este programa é, ainda, concebido de forma a articular-se com um novo projeto, «A viagem de um ano», medida aprovada em assembleia d’ «O Parlamento na Serafim» e apresentada no Conselho Geral e no Conselho Pedagógico do AESL, no ano letivo 2021’22, o qual consiste na apresentação da experiência de um ano letivo, por parte de alunos dos 11.º e 12. anos, aos novos alunos que frequentarão o Agrupamento, situação que decorrerá no início do ano letivo, abrangendo, neste caso concreto, os alunos do 10.º ano, preparando-os para a sua nova vivência escolar.
Esta iniciativa visa orientar os alunos, assim como se revela uma mais-valia na união entre os alunos de diferentes anos de escolaridade do Ensino Secundário e será, também, uma forma de coesão entre os diferentes Cursos Científico-Humanísticos.
Programa de Mentoria_AESL
Deste modo, o presente documento salvaguarda a especificidade de todos estes tipos de intervenção e a operacionalização de cada uma, enquanto componentes complementares com vista à promoção do bem-estar, da inclusão e do sucesso escolar dos alunos. Apesar de, no ano letivo 2023’2024, o programa abranger apenas o 5.º ano de escolaridade (e o 10.º - Cursos Científico-Humanísticos - só parcialmente), será, posteriormente, se as condições assim o ditarem, alargado a outros anos de escolaridade.

Próximos eventos:  
Dia Mundial das Bibliotecas | Dia Internacional da Piada (01'07'2024)

Não percas as datas mais importantes. Estarão aqui!

bottom of page